quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mitologia e cultura Quícua

O pensamento do povo quíchua apresenta-nos os princípios fundamentais: relacionalidade, correspondência, complementaridade. Reciprocidade e ciclocidade. Especifique cada um deles apresentando suas características.

Foi muito gratificante fazer esta leitura sobre o pensamento e a cultura Quichua. Gratificante por perceber que se trata de um enorme sistema aberto e conectado, não individualista ou mesmo fundado em uma relação sujeito-objeto tal como é o pensamento ocidental. Através dos conceitos de relacionalidade, correspondência, complementaridade, reciprocidade e ciclicocidade podemos deduzir o tipo de ética e relacionamento humano sábio e generoso presente neste pensamento. Ao contrário da afirmação  parmênica “o ser é, o não ser não é”, na tradição Quichua todos os seres são.

Os princípios que organizam o pensamento deste povo tem uma característica forte de relação e conectividade, evitando assim o erro da exclusão e da rejeição. Como não poderia ser diferente, estes princípios são todos interdependentes e não subsistem sozinhos, e a compreensão de um leva ao entendimento do outro. Sua integração rege o Pacha, que é a totalidade do universo.
O princípio da relacionalidade é o princípio que conecta todos os entes, garantindo assim que nenhum ente esteja isolado ou excluído, afirmando assim a conectividade de todas as coisas, pessoas, natureza e universo, afirmando assim radicalmente a dependência de todos os entes. Ela se manifesta em todos os níveis da existência.
O princípio da correspondência afirma que para cada relação dos entes, corresponde a uma relação em âmbito cósmico ou maior. Assim, aqui podemos ver um exemplo do famoso dizer da lei hermética “assim em cima como em baixo”. Cada atitude ou ação corresponde a uma ação cósmica. Também os judeus em suas escrituras afirmam algo parecido, como em: “quem salva uma vida salva o mundo inteiro.”
O princípio da complementaridade realiza a possibilidade de completude dos entes, e para tudo na existência existe uma oposição que o complementa. Essa oposição, No entanto, não é confronto, mas a possibilidade de ser completo.
A reciprocidade é a contribuição correspondente de cada ato, assim, aquele que vem em minha direção, espera de minha parte uma reciprocidade, uma aceitação. Essa relação recíproca não se dá apenas entre as pessoas, mas de forma cósmica.
Por fim, o princípio da ciclocidade é um pensamento sábio da observação da natureza, que por sua vez, através do princípio da correspondência, é também o comportamento do cosmos. Esse princípio afirma o ir e vir das coisas, no tempo e no espaço, de forma circular e não linear.  Assim como o fluxo das marés e a ir e vir das estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário